O ato jurídico perfeito e o novo Decreto 11.030, de 1º de abril de 2022
Por Wladimir Antonio Ribeiro e Laís Ribeiro de Senna, advogados da Manesco Advogados
Dia Mundial da Água
Entrevista – Pedro Côrtes, professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) Os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS – 2020) revelaram que o Brasil perdeu quatro entre cada dez litros de água tratada, no caminho entre as Estações de Tratamento de Água e o…
ENTREVISTA: Rosana Abi-Saab, especialista em Água e Saneamento dos Médicos Sem Fronteiras (MSF)
MSF contribui com iniciativas de acesso a saneamento básico e água potável para prevenir doenças nas regiões em que atuam. O relatório Progresso sobre água potável para as famílias, saneamento e higiene 2000-2020, produzido em conjunto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), indica avanços no…
Os desafios da universalização do saneamento
O saneamento será protagonista tanto na recuperação econômica pós-pandemia quanto na ampliação de condições sanitárias que hoje estão muito longe das ideais
Uso de geossintéticos no saneamento básico
Os materiais geossintéticos são largamente utilizados em diferentes aplicações em projetos de saneamento básico, sejam eles para armazenamento de resíduos, tratamento de esgoto ou água.
Lei do Saneamento abre as portas para a reciclagem energética do lixo
O Brasil já é bem sucedido no aproveitamento da biomassa, matéria-prima abundante em regiões de alta atividade agropecuária. Mas as tecnologias Waste-to-energy (WTE) ainda engatinham por aqui. Elas podem trazer respostas a uma série de problemas das regiões mais densamente urbanizadas. A geração de energia feita por meio do processamento de resíduos sólidos urbanos contribui para o enfrentamento dos desafios da limpeza urbana e pode se reverter em benefícios energéticos para toda população.
Água potável e saneamento em prol da dignidade humana
O país ainda perde uma quantidade gigante de seus recursos hídricos, 39,2% de toda água potável captada não chega de forma oficial às residências do país, num volume equivalente a 7,5 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçada diariamente.