Produção de cloro gás liquefeito é tecnologia segura e consolidada internacionalmente


No período de 14 anos, até 2020, não houve registro de acidentes nos processos de fabricação do produto

A indústria brasileira do cloro pode ser apontada como referência em segurança quanto ao processo de fabricação do cloro gás liquefeito. As empresas ligadas à Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) não registraram qualquer tipo de acidente relacionado à fabricação do produto nas estatísticas coletadas desde 1996, até o ano de 2020. A entidade representa sete plantas produtivas, que respondem por 60% de todo o mercado latino-americano.

Existem três tecnologias industriais de produção, todas são consideradas seguras.O uso da tecnologia de membranas, mais recente, é a que apresenta tendência de ser adotada em novas plantas, ou na conversão de plantas existentes com uso das outras tecnologias.

As empresas associadas à Abiclor são signatárias do Programa Atuação Responsável, gerenciado pela Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), e seguem rigorosamente a legislação brasileira e todas as recomendações de organismos internacionais para a produção de cloro gás liquefeito.